Arquitetura

IMG_9506[1]A Matriz de Santa Rita de Cássia é o único templo barroco da cidade do Rio de Janeiro que conserva como bem integrado um conjunto original e completo de talha rococó do século XVIII, constituindo a primeira aparição do estilo na América.

O edifício, de propriedade da Mitra, tem área aproximada de 1200 m², com capacidade para acolher 250 fiéis sentados. Foi tombado a 15 de julho de 1938, a nível federal, em caráter voluntário por despacho do diretor do Serviço, com todo o seu acervo (azulejaria, pinturas, janelas e portas de época, mobiliário de época, detalhes arquitetônicos e esculturas).

Os monumentos arquitetônicos, tomados como remanescentes de cultura material, oferecem um campo de estudo privilegiado, reunindo símbolos, registrando tendências e conservando os traços das sucessivas intervenções.

A análise de sua arquitetura, tomada como metáfora material, assim como a interpretação do seu simbolismo decorativo a partir de métodos pós-processuais, complementam as fontes documentais sobre o período colonial carioca.

► Leia mais sobre o tema categoria ARQUITETURA.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *