História

Eduard Hildebrandt - Largo de Santa Rita (1844) Aquarela coleção Staatliche Museen zu Berlin

Eduard Hildebrandt – Largo de Santa Rita (1844)

A história da igreja matriz de Santa Rita já foi alvo de muitos relatos e crônicas, recheados de peripécias, que dão constância tanto da devoção dos seus fundadores e suas pretensões políticas, quanto de aspectos pitorescos do dia a dia carioca nos tempos do reinado.

O levantamento histórico realizado pela Mesa Administrativa da Irmandade do Santíssimo Sacramento de Santa Rita (NETTO, 1933), os relatos coligidos pelos memorialistas cariocas e as crônicas esparsas nos jornais encontram-se resumidos no inventário da igreja de Santa Rita organizado pelo IPHAN.

Recopilações mais ou menos completas desse material, cotejadas com outras referências, podem ser consultadas em:

  • NARA JR., João Carlos; CHEVITARESE, André Leonardo. As Talhas Rococós da Matriz de Santa Rita de Cássia, no Rio de Janeiro. In: XII Congresso Internacional de Reabilitação do Patrimônio Arquitetônico e Edificado. Dimensão cotidiana do patrimônio e desafios para a sua preservação. Anais eletrônicos… Bauru: 2014, Unesp, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicações, 2014. CD, p. 500-508.
  • NARA JR., João Carlos. Inserção da Matriz de Santa Rita de Cássia na Espacialidade do Rio de Janeiro Colonial. In: XVI ENCONTRO REGIONAL DE HISTÓRIA DA ANPUH RIO, Saberes e práticas científicas. Anais eletrônicos… Rio de Janeiro: ANPUH RIO, 2014. CD, p. 1-8.
  • ______. O pioneirismo da matriz de Santa Rita de Cássia no Rio de Janeiro no panorama da arquitetura religiosa colonial brasileira. In: XIV Simpósio Nacional da ABHR, Chico Xavier, mística e espiritualidade nas religiões brasileiras, Juiz de Fora – MG. Anais dos Simpósios da ABHR, v. 14, p. 719-728, 2015.
  • NARA JR., João Carlos. Arqueologia da Persuasão. Análise simbólica da primeira igreja rococó da América. 2015. No prelo. Dissertação (Mestrado em Arqueologia) — Museu Nacional, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015.

Restam algumas incertezas que bem merecem aprofundamentos ulteriores, particularmente a data exata de construção da igreja e a autoria da sua talha e das suas imagens.

► Leia mais sobre o tema categoria HISTÓRIA.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *