Paisagem

Karl Robert Edler von der Planitz.  Vista da cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro da Ilha das Cobras (1835-1840).  Vê-se a torre de Santa Rita, diante do antigo palácio episcopal. Ao fundo, o Pico da Tijuca.

Karl Robert Edler von der Planitz.
Vista da cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro da Ilha das Cobras (1835-1840).
Vê-se as torre da Candelária, de Santa Rita e de São Pedro dos Clérigos. Ao fundo, o Pico da Tijuca.

Edifícios históricos reúnem símbolos, registram tendências, apontam indícios da cultura citadina e indiretamente refletem a evolução urbana. Em suma, são simultaneamente documento e signo. Nesse sentido, o Manual de Arqueologia Histórica em Projetos de Restauração (2000, p. 11) indica:

Quando um bem cultural é tombado pelo Poder Público, isto se dá devido ao seu valor (histórico, artístico, arqueológico, etnográfico, paisagístico, etc.), que foi reconhecido como merecedor de destaque e, portanto, de ações que o preservem, para que cumpra seu papel de transmitir à sociedade sua participação na construção do Brasil. Assim, um projeto de Restauração / Conservação de um bem cultural da Nação deve ter como objetivo, dentre outros, a recuperação e a socialização da história deste bem. […] As edificações são, assim, produto e produtoras de relações sociais, as quais pretendemos desvelar para melhor conhecermos o bem que temos o dever de preservar. A partir deste conhecimento, poderemos melhor realizar o nosso papel de contadores da história do Brasil.

Sob esta ótica, a igreja de Santa Rita — que fez parte do primeiro registro nacional de tombamento em 1938 — reveste-se de enorme interesse por conta de suas inúmeras singularidades. Estando em tormentosa articulação com um entorno tão descaracterizado, surpreende sua sobrevivência apesar das transformações operadas pelo prefeito Pereira Passos no início do século XX, seguidas do desenfreado adensamento da área histórica do Rio de Janeiro.

► Leia mais sobre o tema categoria PAISAGEM.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *