Sobre o blog

Este blogue foi desenvolvido para aqueles interessados nas pesquisas realizadas em torno à Matriz de Santa Rita de Cássia no Rio de Janeiro (edificada entre 1702 e 1751), em cujo Largo homônimo existiu o mais antigo cemitério de pretos-novos (1721-1769).

O templo constitui a primeira aparição do rococó religioso na América e é o único remanescente na cidade do Rio de Janeiro cuja talha ornamental não sofreu acréscimos posteriores.

O blogue pretende prover informação sobre os diferentes estudos relacionados ao histórico monumento (arqueológicos, antropológicos, artísticos, arquitetônicos, urbanos, patrimoniais, históricos, jurídicos, da ciência da religião).

Objetivos:

Reunir, difundir e compartilhar informações que estimulem a pesquisa sobre a cidade do Rio de Janeiro a partir do micromarco de Santa Rita.

Contato:

Fale conosco por aqui ou deixe seu comentário abaixo.

Créditos:

3 comentários a “Sobre o blog

  1. Fiquei chocada com o desaparecimento do Cruzeiro, que depois virou Chafariz, que depois virou Fonte de ferro, que depois Sumiu… Terreno Santo… tratado desta forma… mesmo que fosse para ser usado para o sepultamento de sequestrados que não eram considerados pessoas…e agora tem uma banca de jornais… aiaiai… será que o dono da banca sabe desta história??? que medo!!!

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *