Categories
Cursos e recursos Paisagem Urbanismo

Trilha urbana como recurso pedagógico

Como fruto de uma atividade de extensão desenvolvida na UFRJ pelos professores Gleide Alencar do Nascimento Dias, Paulo Elísio Marinho Abrantes, Reinaldo Bernardo Tavares e João Carlos Nara Jr., foi publicado um artigo sobre o uso do geoprocessamento para a análise espaço-temporal em trilhas urbanas desenvolvidas no Rio de Janeiro, no livro eletrônico Ensino, pesquisa e realizações, organizado por Michélle Barreto Justus.

O artigo, que está no capítulo 22, inclui uma breve referência a Santa Rita e pode ser lido em http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.06318121222.


By João Carlos Nara

Arquiteto e Urbanista (UFF) dedicado à Preservação e Patrimônio Cultural, integrante do quadro funcional do Escritório Técnico da UFRJ e cedido à Coordenação de Recursos Logísticos do Arquivo Nacional. Licenciado em História (UniRio), Mestre em Arqueologia (Museu Nacional/UFRJ) e Doutor em História Comparada (UFRJ). Sócio efetivo do Instituto Histórico e Geográfico do Rio de Janeiro, de cuja revista é editor. Tem interesse por hodologia (rotas, caminhos e métodos) e pela abordagem 4A (Arquitetura, Arte, Arqueologia, Antropologia), sob o enfoque OPEN (objetos, práticas, entornos e narrativas).

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.