Seminário Internacional de Patrimônio da Igreja no Rio de Janeiro

A recém-criada Comissão arquidiocesana de Patrimônio Cultural dará início às suas atividades com um seminário internacional de 3 a 7 de junho no Auditório do Museu Histórico Nacional.

Cada dia terá sua ênfase, com conferências especiais e mesas de debate. Em linhas gerais serão tratados os seguintes temas, com o nome de alguns convidados:

Segunda, dia 3: Tipologia religiosa como herança da fé. Convidado especial: Prof. João Brigola (Évora).

Terça, dia 4: Proteção do Patrimônio Cultural. Convidados: Joaquim de Arruda Falcão Neto (ABL), Ellen Gracie Northfleet (STF), Kátia Bogea (IPHAN).

Quarta, dia 5: Métodos de preservação.

Quinta, dia 6: Gestão e recursos.

Sexta, dia 7: Estudos de caso. Visita guiada ao Museu Arquidiocesano de Arte Sacra.

Veja a programação completa.


OpenEdition sugere que esta publicação seja citada da seguinte forma:
João Carlos Nara Jr. (28 de Maio de 2019). Seminário Internacional de Patrimônio da Igreja no Rio de Janeiro. FREGUESIA DE SANTA RITA DO RIO DE JANEIRO. Recuperado em 15 de Julho de 2024 de https://doi.org/10.58079/tvma


Publicado por

João Carlos Nara Jr.

Arquiteto e Urbanista (UFF), doutor em História Comparada (UFRJ), mestre em Arqueologia (Museu Nacional/UFRJ) e licenciado em História (UniRio). Assessor de Patrimônio Cultural do Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ. Foi Coordenador-geral do Projeto Resgate de documentação histórica Barão do Rio Branco e Membro da seção brasileira da Comissão Luso-Brasileira para Salvaguarda e Divulgação do Patrimônio Documental (COLUSO) de 2020 a 2022. Sócio efetivo do Instituto Histórico e Geográfico do Rio de Janeiro (IHGRJ). Dedicou-se à preservação do Patrimônio Cultural em âmbito federal como Diretor Executivo da Fundação Biblioteca Nacional (2022), Coordenador de Cooperação Institucional da Fundação Biblioteca Nacional (2020-2021), chefe substituto da Equipe de Engenharia do Arquivo Nacional (2019-2020) e arquiteto do Escritório Técnico da UFRJ (2013-2018). Pesquisa o Rio de Janeiro colonial e tem interesse por hodologia (rotas, caminhos e métodos), abordagem 4A (Arquitetura, Arte, Arqueologia, Antropologia) e enfoque OPEN (objetos, práticas, entornos e narrativas). Coordena atualmente o projeto Identificação e exposição dos documentos históricos relativos ao processo de Independência do Brasil, aprovado no âmbito do Edital da FAPERJ: Programa Apoio a Projetos no Âmbito do Bicentenário da Independência do Brasil (2021-2024).

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Pesquisar OpenEdition Search

Você sera redirecionado para OpenEdition Search