Hoje, 22 de maio, é a memória litúrgica da taumaturga italiana Margherita Loti, conhecida como Rita de Cássia. Em sua cidade, Cascia, na igreja de seu mosteiro, é possível visitar seu túmulo. Nele vai escrito:
POSVISTI IN CAPITE EIVS CORONAM
Essa divisa, puseste uma coroa em sua cabeça, alude ao estigma de um espinho da coroa de Cristo que ela recebeu na fronte após pedir em suas orações que pudesse participar das dores da sua Paixão.
O singular fenômeno místico fez com que, na iconografia, Rita passasse a ser representada com a palma, atributo típico dos mártires.
Ou seja: mesmo sem ter passado pelo martírio, ela recebe na Igreja a honra dos mártires, pois se tornou partícipe da Paixão, isto é, sofreu a compaixão, como aquelas Santas Mulheres que estiveram ao pé da cruz do Salvador, ao lado de São João Apóstolo e Maria Santíssima.
Seu atributo vem completado por três coroas, representação de seu matrimônio e dois filhos, mas também dos três estados de vida pelos que passou: donzela, esposa e religiosa.
A oração coleta da memória de Santa Rita faz menção justamente à lógica sobrenatural que subverte os valores humanos:
Ó Deus, grandeza dos humildes, que fizestes santa Rita de Cássia distinguir-se pela caridade e paciência, dai-nos, por suas preces e méritos, a graça de amar-vos sempre, carregando a cruz de cada dia.
OpenEdition sugere que esta publicação seja citada da seguinte forma:
João Carlos Nara Jr. (22 de Maio de 2019). Dia de Santa Rita: a coroa da humildade. FREGUESIA DE SANTA RITA DO RIO DE JANEIRO. Recuperado em 6 de Novembro de 2024 de https://doi.org/10.58079/tvm6
Ola João Carlos,
Parabéns pelas informações sobre Santa Rita de Cássia.
Parabéns pelas suas formações e sua dedicação. 📚
Um abraço.
Que santa Rita te proteja.🙋🏻♂️🙏
Muito obrigado, caríssimo!
Que conteúdo rico em detalhes e informações desconhecidas sobre minha santa de devoção! Que Deus te abençoe João Carlos Nara e obrigada por compartilhar tamanho tesouro intelectual.
Oi, Manoela! Muito obrigado pelo comentário! E salve Santa Rita!