Em meio aos desafios que enfrentam os proprietários dos bens tombados, é importante divulgar a campanha pela realização de melhorias cruciais em nossa histórica Matriz de Santa Rita. Estamos empenhados em arrecadar R$ 300.000,00 para a execução de intervenções de fortalecimento da infraestrutura de nosso amado patrimônio, especialmente em três pontos:
1. Modernização das Instalações Elétricas
2. Sistema de Prevenção de Incêndios
3. Acessibilidade Universal
Cada doação representa uma expressão tangível de apoio à preservação de nosso patrimônio cultural.
Compartilhe esta campanha com seus colegas, os amigos e a comunidade. Nossa força se multiplica quando disseminada.
Saiba mais: https://campanhadobem.com.br/campanhas/igrejasantarita#/
OpenEdition sugere que esta publicação seja citada da seguinte forma:
João Carlos Nara Jr. (3 de Fevereiro de 2024). Conservação da matriz de Santa Rita. FREGUESIA DE SANTA RITA DO RIO DE JANEIRO. Recuperado em 29 de Abril de 2025 de https://doi.org/10.58079/vr15
Publicado por
João Carlos Nara Jr.
Arquiteto e Urbanista (UFF), doutor em História Comparada (UFRJ), mestre em Arqueologia (Museu Nacional/UFRJ) e licenciado em História (UniRio). Assessor de Patrimônio Cultural do Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ. Foi Coordenador-geral do Projeto Resgate de documentação histórica Barão do Rio Branco e Membro da seção brasileira da Comissão Luso-Brasileira para Salvaguarda e Divulgação do Patrimônio Documental (COLUSO) de 2020 a 2022. Sócio efetivo do Instituto Histórico e Geográfico do Rio de Janeiro (IHGRJ). Dedicou-se à preservação do Patrimônio Cultural em âmbito federal como Diretor Executivo da Fundação Biblioteca Nacional (2022), Coordenador de Cooperação Institucional da Fundação Biblioteca Nacional (2020-2021), chefe substituto da Equipe de Engenharia do Arquivo Nacional (2019-2020) e arquiteto do Escritório Técnico da UFRJ (2013-2018). Pesquisa o Rio de Janeiro colonial e tem interesse por hodologia (rotas, caminhos e métodos), abordagem 4A (Arquitetura, Arte, Arqueologia, Antropologia) e enfoque OPEN (objetos, práticas, entornos e narrativas). Coordena atualmente o projeto Identificação e exposição dos documentos históricos relativos ao processo de Independência do Brasil, aprovado no âmbito do Edital da FAPERJ: Programa Apoio a Projetos no Âmbito do Bicentenário da Independência do Brasil (2021-2024).
Ver todos os artigos de João Carlos Nara Jr.