Santa Rita no palimpsesto da paisagem

Santa Rita (Hagedorn)
Figura 1: Friedrich Hagedorn. Vista do Rio de Janeiro tomada do Morro da Conceição (1854). Distingue-se claramente a igreja de Santa Rita, com a Candelária atrás. À direita é possível divisar as formas curvas da já inexistente igreja de São Pedro dos Clérigos e, à esquerda, o mosteiro de São Bento.

A paisagem é “uma sequência de traços do passado que foi construído, redesenhado e reescrito ao longo das décadas, séculos e milênios” (HOLTORF; WILLIAMS, 2006, p. 237). E no borrão do Rio de Janeiro, muita coisa já foi rasurada. Convém proceder como os restauradores em busca das pinturas parietais originais, como os apreciadores da alcachofra, que pacientemente a descascam em busca do miolo saboroso. Na paisagem acumulada é preciso distinguir o rastro dos homens e os efeitos das forças naturais. Sem tal prospecção, sem este olhar retrospectivo, torna-se impossível aspirar ao futuro, elaborar uma “memória prospectiva”, isto é, criar lugares de memória. Para Pierre Nora, três são os aspectos que devem concorrer para concretizar os lugares de memória: materialidade, função e simbolismo.

Mesmo um lugar de aparência puramente material […] só é lugar de memória se a imaginação o investe de aura simbólica. Mesmo um lugar puramente funcional […] só entra na categoria se for objeto de um ritual. (NORA, 1993, p. 21)

Portanto, é preciso haver uma vontade de memória para que os lugares de memória sejam caracterizados. Se a História é reconstrução, memória é experiência voluntária do passado nos remanescentes materiais herdados:

Os lugares de memória nascem e vivem do sentimento de que não existe memória espontânea, que é preciso criar arquivos […]. Se vivêssemos verdadeiramente as lembranças que eles envolvem, eles seriam inúteis. E se em compensação, a história não se apoderasse deles para deformá-los, transformá-los, sová-los e petrificá-los eles não se tornariam lugares de memória. É este vai-e-vem que os constitui: momentos de história arrancados do movimento de história, mas que lhe são devolvidos. (NORA 1993, p. 13)

Os edifícios históricos reúnem símbolos, registram tendências, apontam indícios da cultura citadina e indiretamente refletem a evolução urbana. Em suma, são simultaneamente documento e signo. Nesse sentido, o Manual de Arqueologia Histórica em Projetos de Restauração (2000, p. 11) indica:

Quando um bem cultural é tombado pelo Poder Público, isto se dá devido ao seu valor (histórico, artístico, arqueológico, etnográfico, paisagístico, etc.), que foi reconhecido como merecedor de destaque e, portanto, de ações que o preservem, para que cumpra seu papel de transmitir à sociedade sua participação na construção do Brasil. Assim, um projeto de Restauração / Conservação de um bem cultural da Nação deve ter como objetivo, dentre outros, a recuperação e a socialização da história deste bem. […] As edificações são, assim, produto e produtoras de relações sociais, as quais pretendemos desvelar para melhor conhecermos o bem que temos o dever de preservar. A partir deste conhecimento, poderemos melhor realizar o nosso papel de contadores da história do Brasil.

Sob esta ótica, a igreja de Santa Rita — que fez parte do primeiro registro nacional de tombamento em 1938 — reveste-se de enorme interesse por conta de suas inúmeras singularidades. Estando em tormentosa articulação com um entorno tão descaracterizado (Figuras 1 e 2), surpreende sua sobrevivência apesar das transformações operadas pelo prefeito Pereira Passos no início do século XX, seguidas do desenfreado adensamento da área histórica do Rio de Janeiro.

Santa Rita desde o Conceição
Figura 2: A igreja de Santa Rita vista atualmente do Morro da Conceição. É chocante a degradação do seu entorno, comparando-se com a litografia anterior, feita aproximadamente do mesmo ângulo visual.

Afinal, o que é um monumento sem sua paisagem? Para Gustavo Giovannoni (1925, p. 172), as condições ambientais têm “tal importância, que ‘alterar a perspectiva’ de um monumento equivale quase à sua completa destruição”. Por isso, a administração pública realiza uma “eutanásia” patrimonial quando trabalha unicamente na escala arquitetônica, ignorando a escala territorial. O parâmetro não pode ser a metragem quadrada — aliás quantificação de uma extensão abstrata —; a referência precisa ser a escala visual. Com efeito, a paisagem urbana não é capricho estético, mas um direito do cidadão, frequentemente defraudado pela falta de governança territorial, pois é comum que a percepção visual da cidade histórica na paisagem sofra de descontinuidade. Se a prática espacial das instâncias governamentais pretende estabelecer representações espaciais, deve respeitar os espaços de representação da população. Tomo estes conceitos do sociólogo francês Henry Lefebvre, que definia “prática espacial” como o lugar em que espaços são gerados e usados (geralmente por quem detém o poder); “representações espaciais” como a retórica da prática espacial; e “espaços de representação” como os lugares vivos produzidos e modificados por seus habitantes (eventualmente espaços de resistência).



Citar este post
João Carlos Nara Jr. (2015, 20 Dezembro). Santa Rita no palimpsesto da paisagem. FREGUESIA DE SANTA RITA DO RIO DE JANEIRO. Recuperado em 18 de Abril de 2024, de https://doi.org/10.58079/tvi1

Publicado por

João Carlos Nara Jr.

Arquiteto e Urbanista (UFF), doutor em História Comparada (UFRJ), mestre em Arqueologia (Museu Nacional/UFRJ) e licenciado em História (UniRio). Assessor de Patrimônio Cultural do Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ. Foi Coordenador-geral do Projeto Resgate de documentação histórica Barão do Rio Branco e Membro da seção brasileira da Comissão Luso-Brasileira para Salvaguarda e Divulgação do Patrimônio Documental (COLUSO) de 2020 a 2022. Sócio efetivo do Instituto Histórico e Geográfico do Rio de Janeiro (IHGRJ). Dedicou-se à preservação do Patrimônio Cultural em âmbito federal como Diretor Executivo da Fundação Biblioteca Nacional (2022), Coordenador de Cooperação Institucional da Fundação Biblioteca Nacional (2020-2021), chefe substituto da Equipe de Engenharia do Arquivo Nacional (2019-2020) e arquiteto do Escritório Técnico da UFRJ (2013-2018). Pesquisa o Rio de Janeiro colonial e tem interesse por hodologia (rotas, caminhos e métodos), abordagem 4A (Arquitetura, Arte, Arqueologia, Antropologia) e enfoque OPEN (objetos, práticas, entornos e narrativas). Coordena atualmente o projeto Identificação e exposição dos documentos históricos relativos ao processo de Independência do Brasil, aprovado no âmbito do Edital da FAPERJ: Programa Apoio a Projetos no Âmbito do Bicentenário da Independência do Brasil (2021-2024).

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Pesquisar OpenEdition Search

Você sera redirecionado para OpenEdition Search