Este blogue foi desenvolvido para divulgar as pesquisas realizadas sobre a Freguesia de Santa Rita de Cássia no Rio de Janeiro, cuja matriz foi edificada entre 1719 e 1728 e em cujo Largo homônimo existiu o mais antigo cemitério de pretos novos do Rio de Janeiro (1741-1774).
O templo constitui a primeira aparição do rococó religioso na América e é o único remanescente na cidade do Rio de Janeiro cuja talha ornamental não sofreu acréscimos posteriores.
O blogue pretende prover informação sobre os diferentes estudos relacionados ao histórico monumento (arqueológicos, antropológicos, artísticos, arquitetônicos, urbanos, patrimoniais, históricos, jurídicos, da ciência da religião).
Objetivos:
Reunir, difundir e compartilhar informações que estimulem a pesquisa sobre a cidade do Rio de Janeiro a partir do micromarco de Santa Rita.
Contato:
Entre em contato por aqui ou deixe seu comentário logo abaixo.
Créditos:
- Edição e Redação: João Carlos Nara Jr.
Gostei muito do blog, as informações, as imagens. Parabéns.
Fiquei chocada com o desaparecimento do Cruzeiro, que depois virou Chafariz, que depois virou Fonte de ferro, que depois Sumiu… Terreno Santo… tratado desta forma… mesmo que fosse para ser usado para o sepultamento de sequestrados que não eram considerados pessoas…e agora tem uma banca de jornais… aiaiai… será que o dono da banca sabe desta história??? que medo!!!
Parabéns JCNARA e DNPECEGO
Puxa que trabalho interessante e necessário
eu conhecia SRita
mas nao tinha idéia das suas extensões
na cidade
Pedro
http://santarita.hypotheses.org/